Estresse

A vida moderna é cheia de desafios, prazos, frustrações e exigências. Para muitas pessoas, o estresse é tão comum que já faz parte de sua rotina. Entretanto, poucos fatores são mais danosos ao corpo e a mente e mais destruidores da saúde pública do que o estresse.

O estresse é uma resposta física a eventos que perturbam o equilíbrio emocional de uma pessoa que observa e julga o evento como uma ameaça.

Quando há o julgamento de perigo, real ou imaginário, o medo e a ansiedade acionam, prejudicialmente, o organismo que, por sua vez, reage de forma sistemática por meio de reações químicas conhecidas como reação de luta ou fuga”, ou resposta ao estresse.

A resposta ao estresse é uma maneira do corpo de se proteger dos efeitos negativos da carga química proveniente da sobrecarga emocional. Porém, o corpo tem um limite em sua capacidade de se recuperar de ataques de estresse. Passado este limite de auto recuperação, a deterioração do estado de saúde do indivíduo é gradativamente debilitante.

Tratamento do Estresse

A Clínica Maxwell trabalha no tratamento para o estresse há mais de 40 anos e entende que são muitos os fatores que podem influenciar para ocasionar este tipo de problema.

O foco é ajudar o paciente a enfrentar o estresse e procurar entender a raiz do problema.

Procuramos esclarecer inicialmente ao paciente de estresse, no que chamamos de Reunião dos Novos, a dinâmica do tratamento e do procedimento psicoterapêutico a que o paciente será submetido.

O método de tratamento da Clínica Maxwell inclui interferência medicamentosa, socioterapia, grade de atividades terapêuticas e instalações sofisticadas para propiciar o ambiente terapêutico mais agradável para refazer o projeto de vida e readquirir a esperança de uma vida melhor.

Como reagimos ao estresse?

É muito importante aprender a reconhecer quando os níveis de estresse estão fora de controle.

O fator mais perigoso a respeito do estresse é a rapidez com que sai do controle. A pessoa não percebe as consequências iniciais do estresse de forte impacto.

Os sinais e sintomas de sobrecarga de estresse podem ser quase incógnitos. O estresse afeta a mente, o corpo e o comportamento de muitas maneiras, e as pessoas experimentam o estresse de maneiras diferentes.

O estresse pode não só sobrecarregar levando a pessoa a sérios problemas de saúde mental e físicos, como pode influenciar em relacionamentos em casa, no trabalho e nos locais de estudo.

Sinais e sintomas do estresse

Os quadros a seguir nos apresentam alguns sinais de alerta e sintomas relacionados ao estresse.

O importante é ficar atento, pois quanto mais sinais a pessoa encontrar em si mesma, maior as chances de estar sofrendo de estresse:

Sintomas Cognitivos

Sintomas Emocionais

Sintomas Físicos

Sintomas Comportamentais

Tenha em mente que os sinais e sintomas de estresse também podem ser causados por outros fatores psicológicos ou médicos.

Caso esteja enfrentando alguns dos sinais de alerta de estresse, é recomendável consultar um profissional para uma avaliação completa. O médico poderá informar se os sintomas estão relacionados ou não ao estresse.

O estresse pode causar danos à vida de uma pessoa. A quantidade de estresse pode variar de pessoa para pessoa, afinal somos todos diferentes. Há pessoas capazes de sair aos socos com outra, enquanto outras desmoronam diante de obstáculos e frustrações bem menores.

Percebendo qualquer sintoma, não deixe de entrar em contato.

Clique aqui para entrar em contato.
Whatsapp Maxwell
Envie mensagem via Whatsapp