Conheça sobre o Alcoolismo

Nem sempre é fácil perceber quando o consumo do álcool cruzou a linha de uso moderado e social para um uso nocivo ou sérios problemas de alcoolismo. Se uma pessoa passa a consumir álcool para lidar com as dificuldades ou para evitar sentir-se mal, esta encontra-se em território de potencial perigo e, sem perceber, pode passar a precisar do tratamento de alcoolismo.

O alcoolismo ou abuso do álcool ocorrem devido a vários fatores interligados, incluindo a genética, a maneira com que o dependente foi criado, o seu meio social e sua saúde mental.

Pessoas que possuem um histórico familiar ou que possuem estreita relação com outras que fazem o consumo pesado de bebidas alcoólicas, estão mais propensas a desenvolver problemas de alcoolismo. Também, aqueles que sofrem de problemas, tais como ansiedade, depressão, doença bipolar também estão particularmente em risco, pois o álcool pode ser usado como uma forma de automedicação.

Seu uso é autodestrutivo e perigoso para si e para outras pessoas que vivem a sua volta.

O alcoolismo envolve todos os sintomas de abuso de álcool, mas também envolve outro forte elemento: a dependência física alcoólica. Se a pessoa torna-se dependente de álcool para “funcionar” ou se sente fisicamente obrigado a beber, é bem possível que ela tenha se tornado alcoólatra.

A crescente tolerância ao álcool pode ser o primeiro grande sinal de alerta de alcoolismo, além de outros indícios:

Tolerância significa que, ao longo do tempo, o indivíduo precisa de mais e mais álcool para sentir os mesmos efeitos.

Outro sinal de alerta importante sobre alcoolismo é quando a pessoa percebe que precisa beber para aliviar os efeitos da ansiedade e da agitação. Beber para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência é também um sinal de alcoolismo e uma enorme bandeira vermelha.

Quando se bebe muito, o corpo se acostuma com o álcool e apresenta sintomas de abstinência quando lhe falta. É neste momento que se deve procurar ajuda o quanto antes e ir em busca de um tratamento para alcoolismo.

Detectando o abuso de álcool?

Ao perceber que alguém que ama possui problemas de abuso de álcool, você pode aflorar sentimentos de vergonha, medo, raiva e culpa. Pode parecer mais fácil ignorar o problema e fingir que está tudo bem.

Mas a longo prazo, negar será ainda mais prejudicial para você, para os outros que o amam e para a pessoa que convive com o problema do alcoolismo. Por isso, é importante que se busque ajuda o mais rápido possível, evitando assim que o problema de agrave ainda mais. As clínicas de reabilitação para alcoólatras são as melhores opções para tratar este problema, pois possuem profissionais preparados e estruturas adequadas.

Admitir que há graves problemas com o abuso do álcool pode ser doloroso para toda a família, não apenas para o alcoolista. Mas a família não deve se envergonhar, uma vez que este problema afeta milhões de pessoas em todo o mundo, em todas as classes sociais, raças e culturas.

Algumas dicas do que NÃO fazer em casos de alcoólatras na família ou conhecido:

Tratamento do alcoolismo

Na Clínica Maxwell, durante o tratamento do alcoolismo, executamos reuniões diárias abordando o assunto alcoolismo e seus mecanismos há mais 40 anos e entendemos que são muitos os fatores que podem levar ao problema e influenciar o tratamento e a reabilitação da dependência alcoólica.

É importante dizer que, para que tudo corra corretamente, é preciso confiar no tratamento do alcoolismo e nos cuidados médicos que o dependente de álcool passa a receber.

Realizamos o tratamento de alcoolismo de forma humanitária com foco na recuperação do “alcoólatra”, buscando entender a fundo as causas que contribuíram para a doença.

Não trabalhamos diretamente com a forma dos 12 passos. O foco é ajudar o paciente com dependência alcoólica a enfrentar o problema pensando em seu amadurecimento e devolvê-lo sua dignidade, com reeducação e ressocialização, trabalhando de forma diferenciada.

Diante desse panorama e com a aceitação do paciente, prosseguimos com a internação para a reabilitação da dependência alcoólica seguindo os procedimentos:

Sinais e sintomas do alcoolismo

É preciso ficar atento a todos os sinais e sintomas do alcoolismo, pois se não reconhecido rapidamente, o álcool pode afetar todos os aspectos da vida do dependente. O consumo de álcool a longo prazo pode causar sérias complicações de saúde, afetando praticamente todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro.

Conheça alguns sintomas que indicam alcoolismo:

Em casos mais graves, a falta do álcool no organismo pode também envolver alucinações, confusão, convulsões, febre e agitação. Estes sintomas podem ser perigosos, por isso é extremamente necessário que se procure ajuda para o tratamento do alcoolismo.

Problemas com a bebida podem prejudicar a estabilidade emocional, financeira, profissional e a capacidade de construir e manter relacionamentos duradouros. O problema de alcoolismo pode, também, causar impacto sobre a família e amigos.

Ainda podemos destacar outros sintomas do alcoolismo:

Outro sinal de alerta importante do alcoolismo é quando a pessoa percebe que precisa beber para aliviar os efeitos da ansiedade e da agitação. Beber para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência é também um sinal de alcoolismo e uma enorme bandeira vermelha. Quando se bebe muito, o corpo se acostuma com o álcool e apresenta sintomas de abstinência se for tirado.

Muitas vezes membros da família e amigos mais próximos sentem-se obrigados a acobertar a pessoa com problemas com a bebida. Assim, assumem a limpeza do ambiente, mentem para o dependente de álcool, trabalham mais para suprir as despesas. Fingem que nada está errado e isso pode causar problemas ainda maiores. O problema com o alcoolismo causa uma enorme pressão sobre as pessoas mais próximas do indivíduo.

A negação é um dos maiores obstáculos para a obtenção de ajuda contra o alcoolismo. O desejo de beber é tão forte que a mente encontra muitas maneiras de racionalizar o consumo, mesmo quando as consequências são óbvias. A negação pode agravar ainda mais os problemas relacionados com o álcool como no trabalho, nas finanças e nos relacionamentos.

Percebendo qualquer sintoma, não deixe de entrar em contato.

Clique aqui para entrar em contato.
Whatsapp Maxwell
Envie mensagem via Whatsapp